Arte Jornada Humana

Quem nos conhece sabe quem somos e porque estamos aqui. Porém, como esperamos que esse blog ultrapasse as barreiras e os limites de nosso círculo de amizades, explicaremos nesse primeiro post qual é o propósito deste site e o que queremos compartilhar com o mundo.

Aqui escrevem os dois criadores deste projeto, Janine de Campos e Mateus Ferrari. Moramos em Curitiba, Paraná e estamos juntos desde 2003 experimentando muitas coisas nesse mundão afora. Somos artistas de teatro, atriz e músico respectivamente. Gostamos muito de viajar e através da arte, junto ao nosso grupo de teatro Ave Lola, já passamos por quase todo o Brasil e também estivemos em alguns países da América do Sul. Em 2016 fizemos nossa primeira viagem internacional a sós, de férias (porque sim, há diferença em viajar a trabalho e viajar de férias). Nós elegemos essa viagem como a lua de mel que nunca tivemos, já que nunca fizemos uma festa de casamento. Fomos para a Tailândia, Camboja e Indonésia. Escolhemos esses destinos motivados principalmente pelo espetáculo teatral “Nuon” que demandou uma pesquisa profunda de mais de 1 ano sobre a história do Camboja e o Regime do Khmer Vermelho. A Indonésia surgiu como rota através do trabalho de máscara balinesa que conhecemos com a atriz carioca Fabianna de Mello e Souza que fez uma residência com o mestre Djimat em Bali e que abriu meu (Janine) coração para um sonho que estava adormecido desde pequena, conhecer Bali, sua arte e suas praias maravilhosas (sonho esse que vem junto com o de ser surfista, talvez na próxima encarnação). A Tailândia? Era nosso porto de entrada e saída do sudeste asiático e porque não conhecer aquelas ilhas paradisíacas dignas de cinema e aproveitar nosso descanso com as belezas naturais que tanto nos inspiram artisticamente e espiritualmente? Sim, porque nós encontramos na natureza um lugar repleto de paz, amor e inspiração.

12235046_979114082159663_101864267637154860_nNa tribo Baniwa, em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.

Alguns podem questionar: “então porque não começaram esse blog antes, já que viajaram por vários lugares e destinos?” Uma boa maneira de responder seria “porque não era a hora”. Simples assim. Com este blog, não almejamos ser famosos ou algo do gênero, não queremos dar dicas de viagem como locais para ficar, onde comer, etc… (embora, se alguém tiver interesse podemos responder perguntas sobre esse assunto), também não queremos só postar informações sobre as formas artísticas de cada cultura (mas como isso é o que mais nos instiga, garantimos que haverão muitos posts sobre este assunto), o que desejamos de verdade é escrever aqui nossas reflexões, nossos pensamentos e sentimentos sobre as artes, as jornadas e os humanos. A forma como a gente vive a nossa vida e como enxergamos a vida do outro.

Nosso interesse não é trazer verdades absolutas, teorias concretas ou criar ruídos e pragmatismos como as mídias sociais estão nos forçando a fazer. Nossa vontade é refletir e compartilhar nossas reflexões e nossas histórias. Afinal, se tem uma coisa que a gente gosta muito, é contar histórias (por isso escolhemos o teatro como forma de manifestação). E mais do que isso, queremos relatar aqui os nossos encontros, pois são eles que permitem a reinvenção, a transmutação e a evolução. São os encontros que nos permitem viver no presente e nos certificar que estamos vivos e plenos.

13260245_1226268904084986_8574640040482520706_nPríncipe Norodom Sihanouk e Sinn, do espetáculo Nuon.

E qual mundo escolhemos para começar nosso projeto? A Índia. Sim, esse outro mundo tão longe, tão complexo e tão misterioso. Uma cultura extremamente rica e com seres humanos tão cheios de vida que nos instigam, nos questionam e nos transmutam. Um país pobre e rico ao mesmo tempo. Contraditório e extremo. Um caldeirão borbulhante de inspiração e curiosidade. Aqui estamos nós graças ao edital de Bolsa Funarte em Residência Artística de 2016, do Ministério da Cultura, Governo do Brasil, onde aprovamos um projeto de estudo sobre o Kathakali: performance de teatro, dança, música e mímica originária na antiga região do Malabar (atual estado de Kerala), no sudoeste da Índia e que traz personagens mitológicos do universo religioso indiano.

Escolhemos esse objeto de estudo pois o Kathakali traz uma complexidade que nos ensina a essência da arte teatral e que traz em si o amor pelo refinamento estético e detalhamento a ser admirado pelos amantes da arte. Espiritualmente falando é um ritual milenar da Índia, e assim, mais do que uma técnica, o que estamos procurando é encontrar a alma dessa manifestação artística. O que era para ser um projeto científico, de aprendizagem de uma técnica, virou um projeto muito mais abrangente, pois é uma descoberta dos diversos “mundos” contidos neste nosso pequeno “mundo”, o “micro” e o “macro”, a essência e a intersecção do que é ser humano e de suas manifestações.

1549401_758869864158228_219525554_nNicanor e Aniuta, do espetáculo Tchekhov.

Dessa forma, neste blog pretendemos passar através de fotos, textos e vídeos tudo o que achamos que seja importante divulgar sobre o que nos faz refletir nossas vidas e nossos caminhos. Falaremos de ARTE, pois somos artistas que não cessam de sonhar, de descobrir novas poesias e ávidos por aprender. Falaremos de nossa JORNADA, de nossas viagens, do nosso cotidiano e também do nosso caminho espiritual, nossas reflexões. Falaremos de HUMANO, esses seres tão complexos e tão misteriosos que nos servem de referência e que possuem uma essência semelhante em todas as culturas, todos os países, todos os mundos.

É com muito amor e dedicação que queremos construir junto com nossos leitores esse projeto. Portanto, sintam-se à vontade para opinar, questionar e refletir o conteúdo deste blog. Ele é feito para vocês.

Que o inesperado nos surpreenda…

Que os sonhos sejam revelados…

Que o amor seja reavivado…

Que a arte nos seja injetada…

Que a evolução humana seja buscada..

Que a vida seja vivida…

Que a jornada comece…

 

Janine de Campos e Mateus Ferrari

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s